Os perigos de consumir alimentos com corantes alimentícios

Os perigos de consumir alimentos com corantes alimentícios

  • Em: Bem-Estar
  • Comentários desativados em Os perigos de consumir alimentos com corantes alimentícios

A indústria alimentícia utiliza o corante para seus produtos por culpa de certos princípios. Vejamos as razões que fazem as indústrias utilizar essas substâncias, seus efeitos nefastos sobre a saúde e algumas medidas práticas que se deve seguir para reduzir seus riscos.

Desde muito tempo, os corantes alimentícios são utilizados como um meio de incrementar o atrativo dos alimentos. As indústrias colocam corantes em seus produtos em função de uma necessidade dos consumidores.

Os corantes artificiais podem ser tóxicos e provocar doenças como alergias, por essa razão certos corantes estão proibidos em alguns países.

Efeitos nefastos dos corantes de alimentos

corantes 1

Alguns corantes chamados Blue 1 e Blue 2 utilizados nos caramelos e sorvetes, podem causar câncer e esterilidade masculina, especialmente se consumido em altas doses.

Outro corante chamado vermelho 40 utilizado nas batatas chips, é responsável pela irritabilidade e da hipersensibilidade dos nervos em crianças. Dessa forma as crianças que consumiam esse corante ficava mais agressiva e mais nervoso além da falta de concentração.

Enquanto o amarelo 5, um corante utilizado nos cereais, marmeladas e macarrão instantâneo, pode causar reação alérgica, crise de asma, problemas de visão, mudança de comportamento assim como ansiedade.

corantes 2

O corante amarelo 6 utilizado nas salsichas, gelatinas e produtos confeitaria pode causar tumores nos rins e nas glândulas suprarrenais. Igualmente, certos corantes sintéticos diminuem a função do sistema imunitário e poderia alterar a capacidade do corpo para combater as infecções.

Para evitar essas doenças convêm limitar os alimentos que contém cores intensos e se é possível, os alimentos processados. Além disso convém sempre ler com atenção a embalagem dos produtos alimentícios antes de compra-los e consumi-los.

O corante alimentício é uma faca de dois gumes, pois por mais que deixe a comida mais atrativa, mas ao mesmo tempo pode ter consequências nefastas para a saúde do organismo. Uma boa medida é sempre optar por produtos orgânicos, o que certamente não possuem qualquer tipo de corante alimentar.