Dieta rica em proteína: É seguro para a saúde?

Dieta rica em proteína: É seguro para a saúde?

Dieta rica em proteína: É seguro para a saúde?

Uma dieta de alto teor de proteína é a base de muitas dietas modernas. Por que não perder peso enquanto você está degustando um bife, hambúrguer, queijo, bacon…? E tudo sem sentir fome. Alguns nutricionistas têm publicado e vendido dietas de alta proteína com um baixo ou nulo consumo de carboidratos.

Planos de perda de peso, como a dieta de Atkins, a dieta da Zone, a dieta Dukan, a dieta Montignac, são dietas ricas em proteínas. Embora essas dietas podem ajudar você a perder peso, você precisa considerar com cuidado os riscos e benefícios antes de decidir se é a dieta certa para você.

A maioria dos americanos, que são a população que mais consomem carne do mundo, obtem 12% a 18% de suas calorias diárias das proteínas.

Dietas ricas em proteína, recomendam muito mais do que isso. Nestas dietas, a proteína pode ser diretamente a metade das calorias que você ingere diariamente. A maior parte dessa proteína adicional vem de fontes animais, como carne, ovos e queijo.

Muitas vezes, essas dietas restringem severamente alimentos como cereais, grãos, frutas e legumes. Será que elas funcionam? A pesquisa diz que sim.

Como funciona a dieta rica em proteína

Ao eliminar os carboidratos, irá perder peso rapidamente, porque se perde água. Então, sem os carboidratos extras, o corpo começa a queimar sua própria gordura para o combustível – um estado chamado cetose.

Isso pode torná-lo mais fácil de seguir a dieta, porque você sente menos fome. Mas a cetose pode causar dores de cabeça, irritabilidade, náuseas, problemas renais e palpitações cardíacas.

Quão seguras são as dietas ricas em proteínas?

Os médicos especialistas não concordam. A Association American Heart não recomenda para qualquer coisa dietas ricas em proteínas. Pode-se dizer que, em geral, a comunidade médica está preocupada com as dietas ricas em proteínas, especialmente quando usado a longo prazo.

As dietas ricas em gorduras saturadas e pobre em fibras, como muitas dietas de alta proteína podem aumentar os níveis de colesterol e assim aumentar o risco de doença cardíaca e acidente vascular cerebral. Outros riscos potenciais à saúde quando as dietas ricas em proteínas são utilizados a longo prazo, incluindo a osteoporose (ossos frágeis) e doenças renais.

Não comer legumes e carboidratos priva seu organismo de fibras e nutrientes essenciais.

No entanto, as dietas ricas em proteína pode ajudar a combater a obesidade. A dieta de proteína mais moderada, com menos gordura e sem excluir totalmente os carboidratos, pode funcionar com mais segurança.

Este artigo te ajudou?
  • +7 curtiram
  • -3 não curtiram