Café da manhã: é ou não é a refeição mais importante do dia?

Café da manhã: é ou não é a refeição mais importante do dia?

  • Em: Alimentação saudável
  • Comentários desativados em Café da manhã: é ou não é a refeição mais importante do dia?

Durante anos se escutou coisas como o café da manhã é a refeição mais importante do dia, e é visto quse como um crime não se alimentar bem na hora do almoço.

Se diz isso durante anos porque soa razoável já que passamos em média 8 horas em jejum, nosso corpo necessita consumir alimentos para obter energia e funcionar adequadamente o resto do dia.

Por que não é ESSENCIAL?

desjejum 2

Além de que se supõe ser o mais saudável, saltar o café da manhã é o que muitos nutricionistas afirmam que não devemos fazer se o que buscamos é perder peso. De todos os modos, pesquisas recentes comprovaram que pode não haver uma relação direta entre tomar café e perder peso. Principalmente desde uma perspectiva psicológica, comer ou não comer no café da manhã não incide na perda de peso.

Em um estudo publicado no The American of Clinical Nutrition, onde se realizou uma prova em 300 pessoas que consumiam a mesma quantidade de calorias diárias, mas um grupo fazia o desjejum e o outro não, a diferença entre a perda de peso dessas pessoas foi mínima. Portanto, se comprovou que o café da manhã não tem porque necessariamente a refeição mais importante do dia, nem tão pouco o almoço ou jantar, já que o que pode dificultar a perda de peso é concentrar em uma só refeição.

Não há uma mais importante que a outra

desjejum 3

O problema em priorizar o café da manhã sobre todas as outras refeições, é que nos faz crer que só existe uma maneira correta de nos alimentar e na realidade é que enquanto o consumo calórico seja o mesmo, não há um melhor ou pior momento.

Tudo depende de como se sente cada um, se seu corpo necessita energizar-se logo que se desperta , então um bom café da manhã é considerado como uma refeição importante no dia.

Mas se não for o caso, e o desjejum acaba sendo algo forçado, não se sinta pressionado a continuar fazendo. Estudos recentes também sugerem que é de sua escolha entre fazer 3 ou 6 refeições ao dia, não há uma frequência ideal para perder peso, tudo está ligado as calorias que consome, as escolhas nutricionais que realiza, os nutrientes que incluem a quantidade de exercícios físicos que faz.

Por que seu dia não tem que girar em torno do café da manhã?

desjejum 4

Desde o momento em que insiste que fazer o desjejum é essencial, predispõe sua mente em focar que essa refeição é a mais importante e que se não se alimenta no café da manhã terá fome durante todo o dia. Esse é o problema das dietas, criam barreiras psicológicas que fazem crer que é mais difícil do que na realidade é.

Perder peso implica não somente em um processo físico mas também psicológico, portanto se te convencer de que sem seu desjejum completo terá muita fome o resto do dia, é provável que isso suceda, mais principalmente porque se crê que não é necessariamente assim.

É possível que muitas pessoas não possam viver sem seu café da manhã porque assim é como seu corpo está adaptado a funcionar bem. Mas se não for seu caso, não deixe que esse processo dependa somente de uma refeição no seu dia. Consulte-se com seu médico parar armar uma alimentação que se adeque a forma em que se sente, seus tempos, seus gostos e assim o processo será muito mais desfrutável e fácil.