Alimentos para cada parte do nosso corpo

Alimentos para cada parte do nosso corpo

Uma alimentação adequada traz grandes benefícios para nossa saúde em geral, mas também pode beneficiar cada parte de nosso corpo, dependendo de sua necessidade, quer saber mais? Acompanhe nossas dicas a seguir:

Boca e mau hálito

Mau hálito é causado por falta de higiene bucal e pode ser um sinal de problemas de saúde, mas outros fatores também influenciam, como a doença periodontal, cárie dentária, infecções do nariz ou garganta, dieta inadequada, constipação, fumo, bactérias estranhas na boca mau funcionamento do fígado, indigestão, má digestão de proteínas, gastrite, estresse, etc.

Para combater esse problema, é necessário escovar os dentes e a língua após acordar e após as refeições. Mastigar cenouras ajuda a limpar os dentes, coentro ou folhas de hortelã contribuem para acabar com o mau hálito, e não se esqueça do uso do fio dental. Outro detalhe importante é que o iogurte melhora a flora intestinal, combatendo problemas intestinais que podem causar mau hálito. Por último, devemos evitar excesso de açúcares.

Estômago

Para evitar os frequentes desconfortos no estômago é importante comer devagar, pequenas e leves porções em cada refeição, desta forma a produção de ácidos gástricos será adequada para uma boa digestão.

Tente não fazer qualquer atividade extenuante depois de comer, pois atrapalha a digestão. Se você tem gastrite beba suco de couve em jejum. Para úlceras, repolho, alho e zinco são recomendados.

Coração

Comer alimentos com vitamina D e potássio ajudam a função do coração. Coma vegetais de folhas verdes, brócolis, cenouras, pimentão, tomates, bananas, batatas, frutas cítricas, melão, goiaba, morango, kiwi, peixes, abacate, amêndoas, óleos vegetais, leite, queijo, soja e aveia.

Cérebro e Memória

Para melhorar a função cerebral devemos seguir uma dieta rica em vitaminas do complexo B, como arroz, pão e cereais, soja, leguminosas (feijão, lentilhas, etc.), germe de trigo, amêndoas, nozes, peixe, peru, carne magra e levedura. Além de alimentos ricos em lecitina e cromo como soja, fígado, ovos, queijo, leite, couve-flor, batata, cenoura.

Pele

Os danos da pele estão relacionados com o consumo excessivo de alimentos condimentados, líquidos quentes, álcool, e outros fatores como o estresse, calor ou frio excessivo. Para cuidar dela é recomendado que tome muita água, evite frituras, gorduras animais, açúcares, chocolates, fumo (que provoca rugas, especialmente na boca) e superexposição ao sol (que causa ressecamento, envelhecimento precoce, manchas, erupções cutâneas).

Procure consumir alho, cebola, aspargos, aveia, alimentos ricos em cálcio e ovo de 2 a 3 vezes por semana. Frutas e vegetais têm antioxidantes (vitaminas A, C, E e selênio) e mantêm a pele hidratada, por isso não devem ficar de fora.

Cabelo e Caspa

A caspa é causada por um mau funcionamento das glândulas sebáceas do couro cabeludo. Evite alimentos fritos, leite e queijos gordurosos, açúcar, farinha, chocolate, nozes, etc. Sua dieta deve conter de 50 a 75% de alimentos crus, iogurte e alimentos ricos em vitaminas B.

Intestino

Um intestino saudável é aquele que está livre de toxinas e resíduos. A melhor maneira de manter o intestino limpo é comendo alimentos ricos em fibras.

Chás de camomila, limão e alho ajudam na desinflamação e limpeza intestinal. Prefira vegetais crus em cada refeição e coma pelo menos um alimento com fibra.

Beba muito líquido, de 1,5 a 3 litros por dia, evite carne, leite e queijo, alimentos ricos em gordura e frituras. Os sucos de frutas naturais, como melão e limão são excelentes limpadores do intestino.

Fígado

Para cuidar desse órgão não pode haver deficiência em vitamina A, D, E e K, requer a ingestão de vitaminas do complexo B e ferro. Para se livrar de toxinas consuma suco de beterraba, limão, cenoura, espinafre e salsa.

Ossos

O sol ajuda a fortalecer os ossos através da ativação da vitamina D, que está envolvida na absorção de cálcio pelos ossos. Além disso, o sol diminui os níveis de glicose no sangue, melhorando a atividade da insulina, para estes dois problemas é bom tomar um pouco de sol depois de comer.

Alguns dos alimentos ricos em cálcio são o leite, queijo, brócolis, feijão, couve e sardinha. Acelgas e espinafre, por seu alto teor de fitato, inibem a absorção de cálcio, por isso não devem ser consumidos juntamente com os alimentos ricos em cálcio.

Sangue

O sangue precisa se livrar de todas as toxinas acumuladas. Tome pela manhã e à noite, durante 3 dias suco de limão, beterraba e cenoura, que ajudam a desintoxicar o sangue. Beba pelo menos 8 copos de água diariamente.

Sucos de vegetais verdes também ajudam. Para a produção de células vermelhas do sangue são importantes os vegetais com clorofila, como abóbora e pimentão, por seu teor de ferro.

Para melhor efeito evite farinha e gorduras em excesso. Para evitar a gordura no sangue e o risco de arteriosclerose, são recomendadas gorduras poli-insaturadas como as encontradas nos óleos de cártamo, girassol, oliva, em abacate, amêndoas e peixes.

Problemas do rosto: acne

A acne surge por causa do excesso de produção de óleo pelas glândulas sebáceas. Pessoas com esse problema devem ter uma dieta diferenciada contendo quantidades elevadas de vitamina A, B e C, bem como o zinco, cromo e gorduras insaturadas proporcionam estes benefícios.

Sistema Imunológico

O suco de vegetais ajuda o sistema imunológico e previne doenças. O excesso de gordura e colesterol afeta negativamente o sistema imunitário.