7 mitos sobre alimentação saudável desvendados

7 mitos sobre alimentação saudável desvendados

Em conversas com amigos, muitos de nós já tínhamos comentado algum feito incrível “cientificamente comprovado” e logo descobrimos que ele na verdade era falso. Isso não voltará a acontecer. Já é hora de você ficar a parte dos mitos científicos vinculados aos alimentos.

Acabarão os mal entendidos vergonhosos e os dados inexatos. Aqui encontrará verdades impressionantes sobre alimentação saudável e derrubará de vez vários mitos pelo caminho.

“O açúcar e os chocolates são afrodisíacos”

Em meados do século XIX se pensava que o açúcar “avivava o fogo” nas mulheres, crianças e (embora pareça loucura) em pessoas de poucos recursos. Isso foi em época que não não existiam ou não se conheciam doenças como a diabetes e hiperatividade. Sendo assim não se entusiasme com os chocolates. Há poucas ou nenhuma evidência de que o açúcar estimule o desejo sexual.

“Se caiu um alimento você tem 5 segundos para pegar e consumi-lo sem problemas”

Quando está comendo algo delicioso e esse alimento cai no chão, parece que é o pior que pode acontecer. Por um momento sente uma pena enorme e pensa “se eu o pegar rápido não acontecerá nada”.Lamento lhe dizer que a regra dos 5 segundos é puro mito. As bactérias podem contaminar qualquer comida em milissegundos.

Por mais que alimentos úmidos se contaminam mais facilmente que os secos, não existe um “tempo de duração no chão”. Pode ser o piso mais limpo que você já viu, não faz diferença, não te recomendamos seguir aplicando essa regra para manter uma alimentação saudável longe dessas bactérias.

“O leite fortalece os ossos”

Aqui as empresas de laticínios ganharam o jogo. Esse mito veio de geração em geração e até pouco tempo ninguém questionou isso. Segundo o Ministério de Agricultura dos EUA, os adultos devem tomar 3 copos de leite por dia para cobrir os níveis necessários de cálcio e vitamina D. No entanto, foram realizados numerosos estudos que demonstraram que não existe um vínculo direto entre tomar mais leite e sofrer menos fraturas nos ossos. Algumas pesquisas inclusive associa os laticínios com maiores índices de mortalidade.

“Você deve esperar uma hora após comer para entrar na água”

O processo de digestão requer sangue disponível. Algumas teorias afirmam que se este sangue está trabalhando no estômago não há suficiente disponível para ocupar os músculos. A consequência direta seria as cãibras e os afogamentos.

A boa notícia é que não há provas contundentes que consolidem esta teoria. Não existe casos documentados de pessoas que se afogaram por estar de estômago cheio. É possível que tenha algumas cãibras quando nada, mas sua origem não está no que você ingeriu. Se tem cãibras o melhor que pode fazer é parar por alguns minutos e deixar ela passar.

“Um suco desintoxica seu corpo depois de uma bebedeira”

Seu corpo se encarrega de eliminar os químicos prejudiciais de forma natural. Para esse processo, envolve os rins, o fígado e o trato intestinal e não há suco que possa acelera-lo.

Além disso, ao serem liquidificados perdem a maioria das vitaminas e minerais pelo calor que gera a mistura dos ingredientes. E mais, para que o organismo absorva rápido os nutrientes o suco tem que ser sem fibras. Se você liquidificar as frutas e os vegetais, o suco ficará com toda a fibra e não aproveitará ao máximo seus benefícios.

Por outro lado, lembre-se que muito sucos com açúcar pode ser tão prejudicial quanto os refrigerantes.

Em definitiva; embora consumir sucos detox seja uma forma de alimentação saudável, não há nada melhor do que consumir os alimentos em sua forma original.

“O chocolate causa acne”

Outro mito! Um grupo de cientistas realizou um estudo e se encarregou de dar chocolate a dezenas de pessoas. A um grupo só deram barras que tinham a mesma quantidade de chocolate que qualquer outra só que multiplicado por 10; ao outro grupo deram barras com a mesma forma mas com baixa concentração de chocolate.

Quando chegou a hora de revisar se os participantes tinham mais cravos e espinhas que antes do experimento, viram que “não teve nenhuma diferença” entre os grupos. Nem a gordura nem o chocolate haviam potencializado a acne.

“O açúcar natural do mel é melhor que o açúcar comum”

Uma barra de granola com mel não é melhor que uma tigela de cereais com alta frutose. o efeito de ambos tipos de açúcar em nosso corpo é o mesmo em ambos os casos.

Deve ser cuidadoso com as quantidades de açúcar por porção: as guloseimas e outros produtos similares no geral contém mais açúcar por porção, isso quer dizer, calorias a mais.

Agora que conhece essas falsas concepções sobre alimentação saudável, estará em melhor condição de cuidar do que você ingere.